Como escolher a melhor telha para a sua casa? Descubra aqui!

Como escolher a melhor telha para a sua casa? Descubra aqui!

Ao reformar ou construir, uma das etapas indispensáveis é a escolha do tipo de telha. Ela deve garantir resistência a intempéries e atender às suas necessidades e da obra.

No entanto, há diversos tipos de materiais com design e formas diferentes disponíveis no mercado, o que deixa muitas pessoas confusas na hora de eleger a melhor telha para ter um teto seguro.

Por isso, no artigo de hoje vamos mostrar como escolher o material mais adequado e com maior qualidade e durabilidade para a sua casa. Acompanhe!

Conheça suas necessidades

Para evitar futuros aborrecimentos com telhas de má qualidade, como calor ou frio excessivo, vazamentos e dificuldade para trocar peças, é importante não se limitar à aparência e ao custo, mas escolher o material que garanta resistência em qualquer condição climática.

Há diversas opções de telhas disponíveis no mercado, e cada uma possui características distintas em formas e estilos, o que deve ser condizente com as necessidades de cada projeto.

Por isso, antes de escolher qual telha será utilizada é importante analisar alguns fatores, como incidência de chuvas ou ventanias, tipo de construção, altas ou baixas temperaturas, entre outros. A partir dessas análises fica mais fácil eleger a melhor telha, evitando qualquer erro que possa pesar no bolso.

Uma cobertura bem planejada e de qualidade possui um conjunto de telhas que proporcionam encaixes precisos e bem ajustados, protegendo a casa como um todo. Esses detalhes contribuem para valorizar a construção e garantir uma casa sofisticada, com conforto térmico e acústico, sem a temida infiltração.

Considere a inclinação do telhado

Seja a telha de qualquer modelo ou material, antes de escolher o tipo ideal deve-se considerar a inclinação do telhado e as exigências mínimas sugeridas pelo fabricante.

Caso contrário, o desempenho da telha será prejudicado, consequentemente, ocorrerãoinfiltrações e vazamentos, e ela poderá até ser arrancada pelo vento. Por exemplo, se o grau de inclinação exigido pela telha for de 5% mas a instalada for de 40%, esses problemas poderão acontecer.

Por isso, antes de escolher considere o estilo da casa e a inclinação do telhado para evitar futuras dores de cabeça.

Observe se o produto é homologado pela ABNT

Outro ponto a ser observado é se as telhas são homologadas e se atendem aos requisitos de desempenho e segurança exigidos pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Para cada tipo de telha há um certificado de conformidade que determina o alto padrão de qualidade do produto e garante economia a longo prazo. Esse documento deve conter data, número do certificado e da norma ABNT, e os dados do certificador.

Verifique a durabilidade do material

As telhas apresentam propriedades diferenciadas que proporcionam resistência e durabilidade ao material. Algumas têm vida útil de 12 anos, como as telhas de asfalto; outras apresentam menor resistência, como as de fibrocimento.

Ainda há aquelas que podem durar a vida toda, como as telhas de metal. No entanto, as mais utilizadas em residências são as de cerâmica ou concreto.

As de cerâmica, por serem mais resistentes, têm vida útil de 100 anos e proporcionam ótima barreira térmica, não precisando de muita manutenção. Além disso, há diversas opções de cores e formatos, que já vêm com revestimento, oferecendo maior proteção e durabilidade.

Já as telhas de concreto, apesar de serem pesadas, são mais resistentes eimpermeáveis que as de cerâmica. Possuem garantia de 20 anos oferecida pelos fabricantes, contribuindo para uma maior resistência.

Teste

Além disso, para aumentar a durabilidade do material, é importante que a instalação seja realizada da maneira correta, de acordo com as especificações do produto. Também é recomendado que sejam feitas manutenção e limpeza periodicamente, a fim de evitar maiores danos.

Na dúvida, vale a pena contratar um profissional especializado para ajudar a eleger a melhor opção para suas necessidades. Assim, você optará pela melhor telha para a sua casa e desfrutará dos resultados estéticos e funcionais sem maiores preocupações.

Agora que você já sabe como escolher o tipo de telha ideal, conheça os principais tipos de forro, que podem deixar a sua casa ainda mais linda e sofisticada!

Compartilhe nas redes sociais

Veja também

Reforma: Você comprou um imóvel novo e vai reformar?

Reforma: Você comprou um imóvel novo e vai reformar?

Quando se está a procura de uma casa normalmente é avaliada a possibilidade de uma futura ampliaç...